"SOU DO TAMANHO DE QUE VEJO... E NÃO DO TAMANHO DA MINHA ALTURA"

"NÃO SOU NADA, NÃO POSSO QUERER SER NADA... MAS TENHO EM MIM TODOS OS SONHOS DO MUNDO"

FERNANDO PESSOA

sábado, 18 de dezembro de 2010

Wikileaks... o que está a mudar?


O debate que vai marcar 2010, será o trabalho que a Wikileaks, está a fazer e quais as suas intenções, e parece que as democracias ocidentais debatem de novo a liberdade de expressão e de informação, que parecia esquecida desde a II Guerra Mundial, salvo algumas excepções. Este lado do debate que fala da liberdade de expressão, parece que está virado contras as sociedades livres e democráticas e esquece-se daquelas que são mais repressivas, onde este debate nem era possível, nem o site Wikileaks é acessível.
O que deveria estar em debate, é os segredos que foram roubados, e os problemas às relações bilaterais que existem entre as nações do mundo (como dizia e bem José Manuel Fernandes no seu artigo de opinião do Público de Sábado passado), e qual o futuro para estas, e mesmo de algumas organizações internacionais, como é o caso da NATO, e alguns dos acordos conseguidos em Lisboa (como é o caso do acordo NATO-RÚSSIA, que levaram anos a ser conseguidos. Será que estas revelações levarão a uma nova Guerra Fria de dimensões ainda maiores. Também deveria estar em debate se esta revelação tem um missão política ou uma missão de liberdade, quais os financiadores e em que moldes funciona esta organização, até hoje desconhecidos.
Não sou contra a missão do Wikileaks, mas tenho dúvidas em relação a muitas coisas que o fazem funcionar, apesar disso quer queiramos, quer não, o Wikileaks e Julianne Assange (e a sua equipa) estão a mudar o mundo, do jornalismo, das relações diplomáticas e do modo como vemos o poder no mundo, a pergunta que fica é: "Qual será o futuro para estes tópicos...?

IMAGEM: Wikileaks

Sem comentários:

Enviar um comentário